NOTÍCIAS
Com o apoio do POD, Simpósio busca incentivar a inovação no território

Incentivar a inovação nos municípios do Oeste é a proposta do  1º Simpósio de Gestão de Tecnologia para Sustentabilidade, aberto nesta segunda-feira (20), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o evento conta com o apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A próxima atividade ocorrerá no dia 27.

A abertura do seminário contou com a presença do Diretor Técnico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o engenheiro Claudio Osako, que ressaltou a importância da realização de debates dessa temática. “Nosso sonho é tornar o Parque num promovedor de ações sustentáveis, por mais que pareça impossível. Há 10 anos, ninguém entendia nossas ideias. Hoje, nós produzimos soluções para a Itaipu”.

Segundo o coordenador do evento, Prof. Dr. Eduardo Dechechi, propor novas ideias é justamente o objetivo do Simpósio. “Queremos trazer uma visão internacional do que tem de mais novo no que eles chamam de ‘ecossistemas de informação’ e como é que esses ambientes são criados”.

Ecossistemas de inovação

Na primeira manhã de palestras, o professor Luiz Márcio Spinosa, da UC Berkeley (Califórnia, EUA) e PUC-PR, trouxe exemplos internacionais de ‘ecossistemas de inovação’, como os existentes no Vale do Silício, Texas, Singapura e Barcelona. “Esses ambientes servem para desenvolvimento urbano e regional, além de adicionar competitividade na economia global baseada em conhecimento”, iniciou.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada em 2013, há 94 “ecossistemas de inovação”, também chamados de tecnoparques, sendo o PTI um dos destaques. “Vocês são privilegiados. São raros os lugares onde conseguimos ver uma integração tão benéfica de uma empresa como Itaipu, que tem essa visão de desenvolvimento regional e social, desdobrada num parque tecnológico e abrigar três universidades ao mesmo tempo. Vocês tem a possibilidade de fazer a diferença, não só pela região, mas nacional.

O Simpósio terá continuidade na próxima segunda-feira, 27, no Espaço Florestan Fernandes, no PTI, a partir das 9 horas. Além de palestras e debates, haverá apresentações orais, pôsteres de trabalhos desenvolvidos, projetos e estudos desenvolvidos no Parque Tecnológico Itaipu. O objetivo do evento é mobilizar acadêmicos, especialistas e pesquisadores para discutir inovação e os benefícios trazidos para a região.

 

Com informações do PTI