NOTÍCIAS
Curso vai ajudar municípios a elaborar planos de desenvolvimento econômico

Cerca de 200 técnicos das prefeituras e lideranças institucionais dos 54 municípios da região Oeste do Paraná começam a participar nesta quarta-feira (2), às 14h30, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), do Curso de Atuação Municipal, promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e pelo Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social para o Brasil (ConectaDel).

Um dos focos do curso é auxiliar as prefeituras na elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico (PMDE). A capacitação terá duração de 56 horas e também será realizada em outros três municípios: Assis Chateaubriand (início no dia 3, na Aciac), Medianeira (início no dia 7, na Acime) e Cascavel (início no dia 8, na Acic). A previsão é que as aulas terminem no dia 31 de outubro, com certificação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

“Uma das alternativas encontradas pelo programa para fortalecer a gestão dos municípios da região e, assim, promover o crescimento sustentável do Oeste, foi auxiliar na elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico e isso ocorrerá durante o curso”, explicou o coordenador da atividade, Jonhey Nazario Lucizani. O objetivo é colaborar na construção dos documentos que vão direcionar as ações do poder público e as parcerias para o desenvolvimento das cidades nos próximos anos.

A capacitação será dividida em sete módulos: Os Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico (PMDE); Governança Democrática e Desenvolvimento Econômico; Análise de Informações Socioeconômicas; Análise das Cadeias Produtivas Propulsivas; Seminário: Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Municipal; Instrumentos para a Gestão Pública e Planejamento Municipal - Visão, Metas, Indicadores; e Plano de Ação.

Segundo Lucizani, o curso faz parte de um projeto do Oeste em Desenvolvimento para auxiliar o crescimento econômico do território. “Desde o início do ano já promovemos seminários e cursos para elaboração de projetos que fomentem e promovam o desenvolvimento territorial, considerando os aspectos econômicos, socioculturais, laborais, tecnológicos, ambientais, políticos e institucionais de cada cidade. Agora será mais específico. Será focado na elaboração dos planos municipais”, disse.

 

Promoção

O Curso é promovido pelo Oeste em Desenvolvimento em parceria com ConectaDel e conta com apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e Unioeste.

 

Mais informações sobre a iniciativa no site: https://www.pti.org.br/pt-br/conectadel ou pelo telefone (45) 3576-7081.