NOTÍCIAS
Municípios recebem capacitação para elaborar planos de desenvolvimento

Incentivar e auxiliar a elaboração de Planos Municipais de Desenvolvimento nos 54 municípios do Oeste do Paraná é uma das metas do “Curso de Atuação Municipal” que encerrou o primeiro módulo nesta terça-feira,8, em Cascavel. As atividades foram realizadas entre os dias 2 e 8 de agosto em quatro cidades: Assis Chateaubriand, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Medianeira com a participação de aproximadamente 200 técnicos das prefeituras e lideranças institucionais.

A atividade é promovida pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Programa Regional de Formação de para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social para o Brasil (ConectaDel).
Durante a aula inaugural, os participantes conheceram detalhes do que é um plano municipal e quais são as etapas do processo de desenvolvimento. “Ao longo da capacitação, daremos as ferramentas para que cada município elabore seu plano. E caberá a eles escolherem se o planejamento será conduzido por um conselho ou um comitê. Queremos é que eles estejam empoderados”, explicou o coordenador da atividade, Jonhey Nazario Lucizani.
Como exemplo bem-sucedido, Lucizani destacou o trabalho que vem sendo conduzido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). Criado em 2012, o Conselho reúne instituições públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovem o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. O desafio do Codefoz é planejar o município para os próximos 20 anos.
“Acreditamos que ao ter seu próprio plano, os municípios terão mais autonomia. Terão sua própria agenda de desenvolvimento. Os parceiros serão complementares. Vão agregar e não conduzir o processo”, disse Lucizani.

O curso
Ao todo serão sete módulos com aulas mensais até outubro. Além de estudar os Planos Municipais, terão aula sobre Governança Democrática e Desenvolvimento Econômico; Análise de Informações Socioeconômicas; Análise das Cadeias Produtivas Propulsivas; Seminário: Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Municipal; Instrumentos para a Gestão Pública e Planejamento Municipal - Visão, Metas, Indicadores e Plano de Ação. A certificação será emitida pela Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).
Esse curso faz parte de um projeto do Oeste em Desenvolvimento de auxiliar o crescimento econômico do território. Desde o início do ano foram promovidos seminários e cursos para elaboração de projetos que fomentem e promovam o desenvolvimento territorial, considerando os aspectos econômicos, socioculturais, laborais, tecnológicos, ambientais, políticos e institucionais de cada cidade. Agora, o foco é na elaboração dos Planos Municipais.

Promoção
O Curso é promovido pelo Oeste em Desenvolvimento em parceria com ConectaDel e conta com apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e Unioeste.
Mais informações no site: https://www.pti.org.br/pt-br/conectadel