NOTÍCIAS
Inovação é tema de palestra de Juan Carlos Sotuyo, no Show Rural

A convite do Sistema Regional de Inovação, iniciativa do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Juan Carlos Sotuyo, da Assistência da Diretoria Técnica da Itaipu (AS.TE), apresentou uma palestra na tarde dessa terça-feira (5), no Show Rural Coopavel 2019. O objetivo foi mostrar como podem ser aplicadas à realidade do Oeste paranaense as experiências que Sotuyo teve em 2018, ao participar de uma imersão em ecossistemas de inovação.

 

A pedido do diretor técnico executivo da Itaipu, Mauro Corbellini, Sotuyo elaborou uma proposta de desenvolvimento e inovação para a região Oeste.

 

Foram 12 meses de estudos e workshops em diversas instituições de vanguarda no tema da inovação, como a Universidade do Texas (EUA), Universidade de Manchester (Inglaterra), Universidade Politécnica de Valência (Espanha), Instituto Bruno Kessler (Itália), Instituto Fraunhofer (Alemanha) e na Escola de Arquitetura de Nantes (França).

“A região Oeste do Paraná é propícia para a aplicação de inovações, devido à pujança e ao grande número de agricultores reunidos em cooperativas”, comentou Sotuyo. “O Show Rural é uma mostra desse potencial e a inovação é o tema que está sendo discutido nessa edição. É ótimo poder contribuir com propostas concretas”, completou.

 

Reforçar a infraestrutura no território, incluindo a melhoria e construção de estradas,  energia de qualidade,  infraestrutura de redes de comunicação de dados de alta velocidade nas propriedades rurais e em prédios públicos são algumas dessas propostas. Também foram mencionadas ideias como a transformação de grãos no próprio território, o fortalecimento de instituições de pesquisa e o fomento à formação de técnicos, mestres e doutores.

“Dessa forma, poderemos levar a nossa região rumo a uma agricultura mais moderna, competitiva e produtiva”, finalizou Sotuyo.