NOTÍCIAS
Itaipu, FPTI e Oeste em Desenvolvimento estudam parceria com a Universidade do Texas

Representantes da Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e lideranças do Programa Oeste em Desenvolvimento participam, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) de reuniões com dirigentes da Universidade do Texas (UT Austin), nos Estados Unidos. Na pauta, está a construção de uma parceria para fortalecer a formação de empreendedores em áreas onde a inovação é essencial. A UT é uma das ancoras de um amplo programa nesse campo, nos Estados Unidos, e sua expertise é internacionalmente reconhecida.

“A Universidade do Texas já possui um estreito relacionamento com diversas instituições paranaenses, há pelo menos duas décadas, nos temas da inovação e gestão”, explica diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna. “E esse é um tema que interessa muito à Itaipu por estar alinhado com diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento da Região Oeste”, completa.

Uma dessas iniciativas é justamente o programa Oeste em Desenvolvimento, no qual a Itaipu e diversos parceiros, que também estão representados nesta missão aos EUA, trabalham juntos para promover o desenvolvimento da região. Entre as experiências compartilhadas pela Universidade do Texas está o programa Inovation Corps (I-Corps), financiado pela National Science Foundation (Fundação Nacional de Ciência, dos EUA), e que incentiva a criação de empresas inovadoras por meio de capacitação e fomento.

Além de Vianna, participam da missão o diretor-superintendente da FPTI, Ramiro Wahrhaftig, o assessor de Energias Renováveis da Itaipu, Paulo Schmidt, o presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, dirigentes empresariais do Oeste em Desenvolvimento, e dirigentes de universidades da região. Também o MEC se faz presente,com interesse na concretização dessa parceria, por meio da secretária de Educação Profissional, Eline Nascimento.

Distributech

Paralelamente, os representantes da Itaipu e da FPTI também estão participando do maior evento em tecnologias ligadas à distribuição e transmissão de energia dos Estados Unidos, a Distributech, que acontece em San Antonio, Texas, de 23 a 25 de janeiro. Trata-se de um tema que também interessa à binacional tanto por conta do projeto de modernização das unidades geradoras, como para o desenvolvimento dos projetos em novas fontes renováveis e de geração distribuída de energia (conceitos aplicados ao aproveitamento do biogás no setor agropecuário, por exemplo).

 

Fonte: JIE