OESTE EM DESENVOLVIMENTO
NOTÍCIAS
Oeste em Desenvolvimento disponibiliza estudo energético da região

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) colocou à disposição em seu site o Estudo Energético Regional do Oeste Paranaense. O material foi elaborado pela Câmara Técnica de Energias em parceria com CIBiogás, Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O arquivo está disponível no site do programa: [www.oesteemdesenvolvimento.com.br]www.oesteemdesenvolvimento.com.br. Basta acessar e fazer o download.

O documento mostra o cenário energético da região, considerando os setores rural, agroindustrial e industrial, induz reflexões embasadas na qualidade da energia elétrica ofertada, na otimização do potencial e nos desafios do crescimento da demanda, motivados pela instalação de novas agroindústrias até 2026.

"Esse documento ajudará a nortear a região se é possível ou não expandir suas atividades e como a energia de fontes alternativas poderá suprir as demandas de crescimento econômico", explicou Jerri Toninato, secretário da Câmara Técnica de Energias do POD.

O plano mostra ainda que o Oeste do Paraná é privilegiado por ofertar tantas fontes de energias renováveis como hidráulica, biogás e fotovoltaica. Assim, consegue melhorar a segurança energética regional.

Paralelamente, novos conceitos como Smart Grid ou Redes Elétricas Inteligentes (REI) e Geração Distribuída (GD) permitem que a energia elétrica gerada por fontes de biogás ou fotovoltaica seja conectada à rede.

Segundo Rafael Gonzalez, coordenador da Câmara Técnica de Energias, esse estudo ajudará na implantação de novas empresas ou frigoríficos no Oeste. “Um plano de expansão na cadeia de suínos, peixes ou frango será muito beneficiado com este estudo”, concluiu.