NOTÍCIAS
Oeste em Desenvolvimento promove workshop sobre sanidade agropecuária, nesta terça-feira (27), em Toledo

O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de alimentos, e para manter esse status, segue rigorosas exigências sanitárias internacionais, muitas vezes usadas como “barreiras comerciais”. Para essa continuidade, é sempre fundamental garantir a sanidade agropecuária, tema de um workshop que será realizado na próxima terça-feira (27), em Toledo (PR).

O evento, promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e aberto à comunidade, começa as 8h na sede da Primato Cooperativa Agroindustria com a presença de autoridades, especialistas e técnicos da área. De acordo com Yonara Medeiros, secretária do Conselho de Sanidade Agropecuária do Oeste, entre os objetivos da ação está a busca pelo fortalecimento dos conselhos municipais de sanidade agropecuária, que são formados por diversas lideranças:

“O Programa Oeste em Desenvolvimento buscou entender melhor como que esses conselhos funcionavam e como estava o cenário desses conselhos na região. A partir desse estudo e dessas pesquisas que realizamos, entrevistas com alguns atores, elaboramos uma proposta com algumas oportunidades de melhoria, que serão apresentadas durante o evento. Isso foi porque foram criados diversos conselhos no Paraná todo e aqui na região também, mas muitos municípios acabaram desativando esses conselhos, ou estão precisando de algum suporte ou ajuda para encaminhar algumas pautas”.

Para detectar essas oportunidades de melhoria, o POD realizou um trabalho de acompanhamento no Conselho de Sanidade Agropecuária de Matelândia, numa espécie de projeto-piloto. Entretanto, Yonara destaca que a busca pela sanidade agropecuária deve ser um papel de todos:

“Todos podemos ajudar na melhoria do status sanitário da região, que é uma coisa importante para aumentar a competitividade, promover a saúde das pessoas, melhorar a renda dos produtores, enfim, nos tornamos uma região mais forte economicamente, que pode exportar mais e produzir melhor.  Isso é bom para todos nós”.

Durante o workshop, será apresentado e formalizado o Conselho de Sanidade Agropecuária do Oeste, entidade que deve envolver representantes de instituições de toda a região. Mais informações sobre o workshop podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7069 ou pelo e-mail proteinaanimal@oesteemdesenvolvimento.com.br.

Além desta pauta específica, o Programa Oeste em Desenvolvimento já avançou em outras bandeiras importantes e críticas da região, como a defesa da conquista do status de Paraná Livre de Aftosa sem vacinação, a questão de destinação correta de animais mortos, e a erradicação e controle de brucelose e da tuberculose animal, entre outras. Saiba em www.oesteemdesenvolvimento.com.br.

 

Fonte: PTI