NOTÍCIAS
Plataforma une soluções para o desenvolvimento territorial sustentável

Por meio do cadastro e sistematização de iniciativas, uma plataforma online criada pelo Sistema Regional de Inovação (SRI) busca fortalecer uma rede com a participação ativa de empresas, associações, técnicos, docentes, instituições de ensino e de pesquisa da região. O objetivo é conectar estes agentes territoriais, para a identificação de potencialidades e a geração de soluções conjuntas que resultem em inovação, desenvolvimento científico e tecnológico.


O site está disponível no endereço sri.oesteemdesenvolvimento.com.br. Nele, os interessados têm a possibilidade de apresentar atividades, produtos e serviços ofertados, estudos, infraestrutura disponível, resultados já alcançados, dentre outras informações.

Recentemente, a plataforma alcançou a marca de 500 cadastros efetuados. Segundo o analista de projetos do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Nelinho Graef, a ferramenta está passando por um processo de otimização e em breve irá apresentar novas funcionalidades:

“O objetivo da plataforma inicialmente era fazer um mapeamento dos ativos de ciência e tecnologia da região oeste do Paraná e ao mesmo tempo ser um espaço de divulgação das ofertas e demandas desses ativos de ciência e tecnologia. Agora, estamos implementando outras funcionalidades que vão permitir a comunicação dos atores dentro da plataforma e uma ferramenta da Antena Tecnológica Territorial, que irá mapear todas as fontes de financiamento que lançam editais, chamadas públicas… e as que estiverem edital aberto iremos disponibilizar na plataforma. No outro espaço terá uma divulgação das notícias e tendências de tecnologia e inovação”.Ainda de acordo com Graef, a plataforma visa dar visibilidade aos atores locais, incentivando novas parcerias e negócios. Cada integrante indica sua área de atuação e interesses. Com isso, é possível mapear as atividades, expertises e oportunidades que existem no território.

Levando em consideração o desenvolvimento econômico do oeste paranaense – amplamente firmado no setor agroindustrial – a plataforma é mais uma estratégia na busca por soluções para as questões ambientais que a região apresenta:

“Vou te dar o exemplo da Lar [cooperativa Agroindustrial Lar] que nesta semana fez um conjunto de cadastros de demandas que eles têm. Dentre as demandas cadastradas, tem algumas temáticas relacionadas à água. Eles cadastraram informações sobre a quantidade de água que é utilizada no abate de cada frango. Essas informações ajudam universidades ou outras empresas a fornecerem propostas para tentar resolver essas demandas. Da mesma forma, as universidades também têm cadastrado um conjunto de cursos e patentes que já foram geradas ou de soluções que eles têm ou podem oferecer para estas demandas. Então, boa parte dos cadastros realizados tem essa temática ambiental envolvida”.

A plataforma apresenta também notícias sobre editais, pesquisas, tendências de mercado, oportunidades de negócios, entre outros. O espaço é colaborativo, atualizado com sugestões dos integrantes da rede. Assim, ao identificar conteúdos de interesse comum ao território, as informações podem ser encaminhadas para o e-mail imprensa@pti.org.br.

Sobre o SRI

O Sistema Regional de Inovação é uma iniciativa do Programa Oeste em Desenvolvimento e busca estimular a cooperação entre o setor produtivo, público, de pesquisa e a sociedade, com vistas à potencialização da inovação. O acesso às informações do site, assim como o cadastro de atividades, é gratuito e disponível para todos os interessados. As informações podem ser atualizadas sempre que o usuário cadastrado desejar.

 

Fonte: PTI