NOTÍCIAS
POD está sendo replicado em outras regiões do Estado

O modelo de trabalho adotado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) desde 2014 está sendo replicado em pelo menos outras duas regiões do Paraná: Norte e Noroeste. A afirmação foi feita pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara, durante a reunião “A importância dos Conselhos de Sanidade Agropecuária”, nessa terça-feira (5), no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

 

Norberto Ortigara levou os conceitos do POD a outras regiões do estado. Fotos: Alexandre Marchetti

Segundo Ortigara, o Oeste em Desenvolvimento reuniu toda a sociedade e criou um ambiente favorável capaz de identificar a vocação do território, levantar as dificuldades e apontar soluções propulsoras do crescimento sustentável. “Já apresentamos esse modelo exitoso em Londrina e Paranavaí. Mas outras regiões, tanto do Paraná como do Brasil, devem ter o POD como um exemplo a ser seguido”, afirmou.

 

 

Para Ortigara, o cuidado com a sanidade animal, considerado prioridade do POD, é o ponto-chave para o crescimento de uma região e de um estado cuja vocação é o agronegócio. “Vocês estão buscando ser excelentes em sanidade e estão certos. O mundo só compra de países com sanidade. E, neste caso, ou tem ou não tem. Não existe meio termo”, disse.

 

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, destacou o incentivo da empresa ao POD. “Nós apoiamos projetos que buscam o desenvolvimento da nossa região. O POD é uma dessas iniciativas”, afirmou.

Também participaram da reunião o presidente do POD, Danilo Vendruscolo; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, além de prefeitos, vereadores e secretários de Agricultura dos 54 municípios da região.