NOTÍCIAS
Augusto Stein é o novo gerente Regional do Sebrae no oeste

Após 32 anos dedicados aos microempreendedores e aos pequenos negócios, entusiasta e mentor de projetos e programas de ampla relevância como o Oeste em Desenvolvimento, o Empreender e o Obra Nota 10, Orestes Hotz deixou nesta quarta-feira (13), a gerência do Escritório Regional do Sebrae/PR em Cascavel, função que ocupou por dois momentos, de 1996 a 1997 e, depois, de 2007 a 2017.

A transmissão do cargo foi realizada pela Diretoria Executiva em solenidade que reuniu 60 pessoas, entre colaboradores, líderes empresariais de toda região e representantes de entidades de classe. “Nos 32 anos de atuação, 12 dos quais como gerente Regional, sempre me pautei na cooperação, na transparência, na objetividade e nos resultados. Muitas vezes fui questionado como pude ficar em uma única empresa quase a vida toda profissional, mas no Sebrae não existe rotina. É um novo desafio diariamente. Aqui encontrei um ambiente e pessoas maravilhosas para trabalhar”, comentou Orestes.

Quem assumiu a gerência e passa a coordenar 27 colaboradores, incluindo a sede em Cascavel e os escritórios próprios de Toledo, Foz do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, com ações voltadas à 66 municípios, é o consultor do Sebrae/PR, Augusto César Stein.

Augusto está no Sebrae desde 2008 e atuou Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (CDT-AL). Em 2013, passou a ser o gestor do Sebrae/PR no Projeto Oeste em Desenvolvimento que promove o desenvolvimento territorial, além do seu envolvimento com projetos de turismo em Foz do Iguaçu e do projeto Fronteiras Cooperativas de cooperação internacional, englobando Foz do Iguaçu, Porto Iguaçu, na Argentina, e Cidade do Leste, no Paraguai.

“Fiquei muito feliz quando recebi o convite e o foco é manter as excelentes ações que a região desenvolve, ampliar nossas parcerias, nosso envolvimento e contribuir para o desenvolvimento dos Territórios Oeste e do Cantuquiriguaçu”, destacou.

A solenidade foi acompanhada por lideranças e representantes de entidades como o presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e região Oeste do Paraná (Sindilojas), Paulo Beal, o diretor superintendente de assuntos estratégicos da Caciopar, vice-presidente da Faciap para eventos e secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Sérgio Marcucci, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Flávio Furlan, o representante do Território Cantuquiriguaçu, Reni Felipe e o diretor-presidente da Fundação Para o Desenvolvimento, Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) Alcione Gomes,.

Reconhecimento

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, lembrou que o trabalho realizado por Orestes foi fundamental para a entidade ampliar sua atuação territorial com foco na melhoria do ambiente de negócios. “O Orestes foi uma liderança representativa e atuante do Sebrae/PR no Oeste. Em mais de três décadas de trabalho ajudou a construir um legado em favor de micro e pequenas empresas e o desenvolvimento da região”, destacou.

Tioqueta aposta na continuidade com o novo gerente. “O Augusto Stein é uma pessoa jovem, está há quase dez anos no Sebrae e pode trazer seu aprendizado e conhecimento para liderar esta equipe que está pronta e motivada para segurar este bastão chegando a resultados cada vez melhores”, completou.

Para Jose Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, não restam dúvidas que Orestes construiu um importante legado para o desenvolvimento empreendedor no oeste do Estado com excelentes resultados. “Temos muitos projetos, como o Empreender e o Programa Oeste em Desenvolvimento, que são frutos da crença e da perseverança do Orestes. Ele representa um legado que fica para o Sebrae, mas principalmente para a comunidade da região. A chegada do Augusto representa uma renovação, um líder preparado em nossa própria equipe”, frisou.

Julio César Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR, reforça que trabalho de referência que vem sendo feito na regional passa, necessariamente, pela consolidação dos números. “No Paraná deveremos fechar o ano com mais de 170 mil empresas diferentes atendidas pelo Sebrae e algo em torno de 15% delas, ou seja, mais de 20 mil, foram na região oeste. Isso mostra o empenho e a dedicação do escritório regional, do Orestes e da sua equipe, na consolidação destes números que não tenho dúvida serão potencializados pelo Augusto”, afirmou.

Reconhecimento entre parceiros

Os parceiros são chaves para o trabalho do Sebrae/PR. Muitas das ações desenvolvidas pelo Escritório Regional no Oeste acontecem pela parceria de entidades e empresários.

“E se para o Sebrae os parceiros são essenciais, para nós, os parceiros, não conseguiríamos o mesmo nível de desenvolvimento se não fosse pelo Sebrae. Temos parcerias há muitos anos e queremos mantê-las para o desenvolvimento integrado e próspero. O Orestes abriu muitas portas para estas parcerias que serão mantidas e ampliadas com a chegada do Augusto”, afirmou o presidente do Sindilojas, Paulo Beal.

Para Sérgio Marcucci, o Sebrae/PR tem sido um aliado imprescindível nas chamadas bandeiras regionais. “Somos parceiros de lutas por bandeiras regionais e de desenvolvimento integrado, pois de nada adianta termos uma cidade próspera e tantas outras próximas paupérrimas. Desenvolvimento é isso, pensar nos territórios de forma equilibrada”, salientou.

Para Flávio Furlan estas conquistas vão além. “Elas fortalecem uma região, pensam no envolvimento do setor público e privado e promovem um desenvolvimento equilibrado. Queremos manter e ampliar a nossa parceria”, reforçou.

 

Fonte: Assessoria