NOTÍCIAS
Toledo sedia seminário de desenvolvimento econômico

O Conselho de Desenvolvimento de Toledo (Comdet) promove primeiro seminário de Desenvolvimento Econômico Local para Atuação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico (Cmde). O evento será realizado nesta sexta-feira (8), a partir das 8h30 no anfiteatro da Puc Campus Toledo, localizada na Rua Guarani, 3753.

A atividade deve reunir mais de 30 cidades do Oeste, Noroeste e Sudoeste do Paraná, além de países vizinhos como Paraguai e Argentina. Aos interessados, a inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do site do Comdet, ou com o consultor Comdet Otmar Plec, por meio do telefone (0xx45) 99915-1311 e também pelo endereço de e-mail comdet@toledo.pr.gov.br, até quinta-feira (7), mas vale lembrar que no dia do evento as inscrições também estarão disponíveis para serem realizadas no local.

De acordo com o presidente do Comdet Cezar Antônio de Césaro, o objetivo principal é reunir pessoas engajadas e autoridades como secretários municipais, prefeitos e lideres políticos em geral, que pensam na aplicação e em melhorar o desenvolvimento econômico de sua cidade. “Esse é um momento único para debater a organização econômica do município e a formação dos conselhos econômicos para assim ajudar as cidades que ainda não tem um conselho estruturado. Em Toledo esse conselho foi instalado em 2012”, destaca.

PROGRAMAÇÃO

As atividades serão divididas em uma palestra e mais três painéis. A programação inicia com uma palestra sobre o diagnóstico econômico do município, e irá apresentar o que deve ser feito em uma visão estratégia Estadual para a atuação dos conselhos municipais de desenvolvimento econômico apresentando o que é, e ainda qual a principal função do setor de conselho municipal de desenvolvimento.

Já o primeiro painel intitulado ‘Diagnóstico econômico do município e o planejamento estratégico como ferramentas norteadoras das ações de um CMDE’ aborda a importância do estudo técnico que da base a atuação do Cmde. O segundo Painel é sobre governança e relacionamento público e privado. As atividades encerram com o terceiro painel sobre a operação do Cmde.

O seminário é organizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Toledo (Comdet), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), em parceria com o Sebrae e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus de Toledo.

 

Fonte: Jornal do Oeste