NOTÍCIAS
PROGRAMA OESTE EM DESENVOLVIMENTO ATUA PARA A CONCRETIZAÇÃO DAS PAUTAS PRIORITÁRIAS JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO

Na última quinta-feira, dia 13 de junho, representantes da Mesa Diretora e da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do Programa Oeste em Desenvolvimento reuniram-se com o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge para avançar em algumas das principais pautas prioritárias do Programa junto ao Governo do Estado.

O Presidente Danilo Vendruscolo manifestou ao secretário a importância do cumprimento do cronograma estabelecido no Fórum Regional Paraná Livre de Aftosa sem Vacinação, realizado em Cascavel e diversas cidades do Estado no último mês de maio, bem como da necessidade da contratação de novos veterinários para que seja possível cumprir todas as etapas do projeto. Segundo o secretário, todas as providências necessárias estão sendo tomadas para que o cronograma e a contratação de novos servidores sejam efetivados.

Para Rainer Zielasko, 2º vice-presidente do POD, “a conquista do título de Estado Livre de Aftosa sem Vacinação representará uma grande oportunidade para a geração de novos negócios com mercados ainda a serem conquistados pelo Oeste do Paraná, como Japão, Coréia do Sul e México”.

Na oportunidade, também foram discutidas ações para que o Governo possa encaminhar os próximos passos para a concretização da Nova Ferroeste. De acordo com o secretário, “o Governo do Estado vem trabalhando para viabilizar a elaboração do projeto executivo da obra, o que tornará possível realizar um forte trabalho de atração de investidores”. Segundo o Presidente da Coopavel e Membro da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do POD, Dilvo Grolli, “a ferrovia é um dos projetos de maior importância para nossa região e para o Paraná, pois ampliará significativamente o potencial de escoamento da produção regional, principalmente de grãos e proteína animal”.

Outros assuntos discutidos na ocasião foram: a organização da agenda estratégica do Show Rural 2020, que será coordenada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento em parceria com o Governo do Estado e entidades participantes do Programa, e a programação do 06º Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento e 05º Congresso da CACIOPAR, que será realizado no dia 08 de novembro em Foz do Iguaçu, na nova sede da ACIFI.

Também participaram da reunião o Diretor Executivo e a Secretária do Programa, Dimas Bragagnolo e Edna Rúbio.